Publicado: 27/05/2018



A Copa do Mundo de Futebol de 2018 ,traz a RÚSSIA para as mídias globais nos próximos meses e por esse motivo o meu olhar foi voltado para esse país tão rico em cultura, tradição e artesanato. Mas como todos irão falar das mesmas coisas resolvi aprofundar minha pesquisa e descobri no universo da pintura de Kandinsky a fonte principal para minha coleção Exclusiva by Valéria Berkovitz.

 Kandinsky foi o pioneiro da pintura Abstrata, por volta de 1910, desde que ao se deparar com um quadro de Monet, na velha Rússia czarista, percebeu que a pintura não precisava representar fielmente a natureza. E assim se tornou um dos seus mais ardorosos teóricos.

Todo o seu processo criativo passou por várias fases, inclusive o classicismo, ate ele abolir totalmente a forma. Seus amontoados de linhas e cores foram altamente criticados, mas mesmo assim ele continuou o seu legado, até ganhar o título de “O Cavaleiro da Cor”, pela força de sua pintura.

Acreditando em experimentar novas formas e transformar a bijuteria contemporânea em peças de designer arrojado, que podem compor colorir e adornar de forma significativa, eu criei a Coleção Kandinsky- “O Cavaleiro da Cor”, para  pessoas que apreciam o inusitado.

São peças exclusivas e únicas, trabalhadas com muranos e cristais, além de madeiras, ossos, metais, formando uma malha leve, diversificada e colorida.

Cada peça se inspirou num quadro do pintor e assim recebeu seu nome como identificação.

A Rússia de hoje é resultado da tradição mas também de vanguardistas como Kandinsky que rompeu as barreiras conceituais e principalmente físicas e assim se transformou em um ícone mundial.