BURBERRY E A REAL HISTÓRIA POR TRÁS DO SUCESSO | COLAR COM SUA TAMPA ICÔNICA
Tudo começou em 1856 quando o jovem Thomas Burberry, então com apenas 21 anos, abriu uma pequena e modesta loja em Basingstoke, Hampshire, no sul da Inglaterra, especializada em roupas para atividades esportivas, como a caça e a pesca. Como na Inglaterra chove muito, ele se preocupou em usar tecidos e acabamentos de alta qualidade já que atendia as famílias mais ricas da região. Assim 23 anos depois ele cria o tecido Gabardine, que é leve, impermeável e muito elegante. O sucesso foi imediato, forçando-o a abrir uma loja em Londres.
Em 1901 convocado pelo exército britânico a criar um casaco para os oficiais, cria o Casaco Tielocken, precursor daquele que seria sua maior invenção.
Em 1914 a empresa é convocada a pelo Ministério da Guerra a adaptar o antigo casaco para o combate. Assim nascia o famoso e verdadeiro “Trech-Coat” (casaco de trincheira) que foi usado por meio milhão de soldados na 1 ª Guerra Mundial. Com adaptações para carregar equipamentos, principalmente sua pala nas costas que evitava que a chuva molhasse o corpo de quem o usasse e uma grande aba que cobria o peito dos ventos.
Em 1924 surge o forro do casaco com o famoso xadrez bege, preto, branco e vermelho. Derivado do tartan, estampa tradicional para diferenciação dos clãs (famílias) do Reino Unido e Escócia, vem a se tornar a representação da marca mundialmente.
Campanha com Ema Watson em 2010
O Trench Coat, conquistou as ruas, passando a ser considerado símbolo de elegância. Foi imortalizado pelos atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no mítico filme Casablanca.
Assim como por Audrey Hepburn e George Peppard na inesquecível cena final do beijo sob a chuva em Bonequinha de Luxo.
Em 1967 a marca diversificou seus produtos e em 1970 abriu uma loja emblemática em Nova York, passando a conquistar o mundo.
Em 1997 lança seu primeiro perfume MY BURBERRY, que tem sua tampa inspirada nos botões de chifre do casaco. Assim explode entre os jovens após a campanha das duas maiores modelos britânicas Cara Delavigne e Kate Moss, conquistando 17 milhões de seguidores no Facebook.
Mas focando nas novas gerações a Burberry contrata para sua nova campanha o jovem filho de David Beckham, Romeo Beckham, mostrando que elegância não tem idade.
Gostou comenta aqui!